Artigos

O que é o medo para a psicologia

O medo é uma forma de emoção humana que nos alerta para o perigo. Apesar de muito temido, ele é essencial para a sobrevivência.

O medo é dividido em 2 partes:
• Bioquímico
• Emocional

Reação Bioquímica
É uma resposta de sobrevivência que ativa automaticamente no corpo podendo ser diferente em cada indivíduo. As reações físicas do medo podem apresentar sudorese, aumento da frequência cardíaca e níveis elevados de adrenalina.

Reação Emocional
A mesma reação pode ser considerada positiva ou negativa, dependendo de quem interprete. Assim como a adrenalina de um esportista radical pode ser uma reação de impulso bom para uns, para outros, pode ser entendido como negativo.
O medo pode não ser a pessoa, situação ou objeto, mas a maneira como é percebido para cada um. O medo é pessoal.

SINTOMAS DO MEDO

A pessoa pode se sentir tremula e enjoado, dores agudas nos braços, pernas e ombros, os sentidos são bombardeados com muito mais informações do que costuma conduzir e por isso o cérebro não consegue filtrar tanta informação e se torna super-vigilante, e assim fica muito mais sensível ao que acontece a sua volta.

MEDO, FOBIA E PÂNICO

As três situações estão interligadas. O medo é um mecanismo de proteção que nos alerta do perigo eminente. A fobia representa um medo desproporcional ao dano possível. O termo pânico também pode ser utilizado em medos desproporcionais, mas é mais comumente associado à síndrome do pânico.

MEDO, ANSIEDADE E ANGUSTIA

A ansiedade pode ser descrita mais facilmente como um medo do futuro. A angustia costuma ser a consequência da permanência da ansiedade e do medo.

OUTROS TIPOS DE MEDO

Medo de falar em público, medo de amar, dirigir, chuva, altura, avião, água, palhaço, objeto, animal, situação, gravidez, social, morte, PANDEMIA…

Os medos podem ser tratados por diversas abordagens.

Por exemplo, a terapia cognitiva comportamental que avalia cada caso e conforme houver adequação o psicólogo poderá aplicar protocolos de tratamento específico.

Procure um psicólogo, ele poderá te ajudar!

 

Psicóloga Priscila Alberto

CRP 06/115507

One thought on “O que é o medo para a psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *