Artigos

O impacto dos encontros por aplicativos de relacionamento na saúde mental

Atualmente, a forma dos relacionamentos mudou. A antiga serenata na janela se tornou “careta” e abriu espaço para os aplicativos de relacionamentos. Com isso, essa nova ferramenta se tornou umas das principais formas de busca de um relacionamento sério, ou casual.

A questão é: será que essa forma de encontro contribui de forma positiva para a saúde mental?

É importante ressaltar que o uso destes aplicativos pode fazer com que as chances de ansiedade e até depressão, cresçam, pois, o fato de estar sempre com o celular por perto, esperando o “match” perfeito, pode vir a atrapalhar a rotina fazendo com que alguns pontos em sua vida pessoal sejam prejudicados.

O uso desacerbado do celular para esse tipo de encontro, pode aumentar as chances de desenvolver ansiedade, pois este traz a ideia de um encontro ideal provocando no indivíduo um estado de alerta na espera de uma mensagem.

Os riscos de depressão também aparecem causados por frustrações e rejeições, além da culpa quando o encontro não sai de forma perfeita ou até mesmo não acontece. Com a utilização destes aplicativos de encontro, a pessoa corre o risco de se abrir emocionalmente e não ser correspondida, elevando ainda mais os riscos de autoestima baixa e de não enfrentar emocionalmente. É importante lembrar-se do aumento das chances de autocríticas sobre o seu corpo e sua aparência.

Algumas pessoas também são afetadas por traumas e medo que são definidos como uma lesão ou choque sério no corpo ou na mente causado por violência após a saída com alguém conhecido através de aplicativo. Como não há uma seleção para se cadastrar nos aplicativos de relacionamento, qualquer pessoa, com qualquer intuito pode entrar e fazer parte da plataforma. Existem muito casos de pessoas que sofrem abusos, violências e perseguições após se envolver com “desconhecidos” desta rede.

Pessoas com índoles duvidosas acabam se aproveitando de outras com sintomas visíveis de carência, que se abrem e não imaginam onde estão se enfiando. Por conta das conversas serem cada vez mais rasas e sem conteúdo, a maioria das vítimas são mulheres que por muitas vezes abrem a porta de sua vida para a entrada de indivíduos que se aproveitam da carência e a fazem mal pensando em suprir seus desejos pessoais.

Muitas das vítimas precisam procurar ajudar psicológica e até mesmo psiquiátrica após esses encontros para conseguir caminhar novamente e algumas desenvolvem fobias relacionadas ao medo eminente de que algo aconteça com sua vida.

Após vivências dolorosas, são formados memórias traumáticas que é caracterizada pela soma de emoções, imagens, sons e todos os sentimentos vivenciados a partir da ocorrência do trauma. A entrada neste tipo de memória se dá por consequência de situações que faz o indivíduo reviver sentimentos relacionados a ela. Desta forma, muitos gatilhos são acessados e desenvolvem a sensação de voltar à experiência do trauma.

É necessário saber identificar quando esta tecnologia começa a causar problemas emocionais e sensações de esgotamento. Tudo o que é feito em uma proporção exagerada, pode ter causas negativas. Mas, quando isso acontece, é importante ajustar o tempo de utilização deste tipo de aplicativo e também reavaliar o que deseja no momento.

Se mesmo assim, não for possível identificar a dificuldade do enfrentamento sozinho, é importante procurar ajuda profissional para conseguir encarar os problemas emocionais e reformular os traumas e medos vividos.

A utilização das plataformas de relacionamento de forma equilibrada, pode também trazer benefícios, como conhecer pessoas novas, fazer novas amizades e até mesmo encontrar sua alma gêmea.

 

Priscila Alberto – Psicóloga Clínica

CRP – 06/115507

3 thoughts on “O impacto dos encontros por aplicativos de relacionamento na saúde mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *