Notícias

UNIPSICO NA MÍDIA

Nova realidade em tempos de pandemia

Onde você estava na virada de ano? Qualquer que tenha sido o lugar, com certeza o momento foi de agradecer e mentalizar novas realizações, sem imaginar que a vida mudaria radicalmente, em tão pouco tempo. Veio a pandemia do Covid-19, trazendo medo, apreensão, preocupações e diversas mudanças no estilo de vida.

O novo coronavírus fez as famílias se isolarem em casa e a quarentena, que no início pode ter trazido sensação de “férias” e “descanso”, foi se prolongando e já dura três meses. O distanciamento social, com liberdade reduzida, desencadeia sentimentos diversos, provocando o aumento da ansiedade, do estresse e da angústia.

A busca por psicoterapia é visível e diversos temas têm surgido. Como lidar com a ansiedade e o medo em tempos de pandemia? Como evitar atritos familiares, devido ao aumento da convivência em casa? Como colaborar com a aprendizagem das crianças? E tantas outras questões.

A perda da liberdade e a quebra da rotina refletem diretamente no equilíbrio emocional. O distanciamento social nos faz voltar o olhar para o próprio lar. Na convivência com os familiares, a relação precisa ser saudável. A interação dentro de casa é importante, tanto entre os adultos quanto com as crianças.

Estratégias

Atividades relaxantes, como assistir filmes e séries, leitura, música e jogos, são importantes para diminuir a ansiedade e aliviar o estresse. Atividades físicas, dentro de casa, também colaboram para a preservar a saúde e o equilíbrio.

Quarentena não é competição de quem produz mais, portanto não devemos nos cobrar em excesso. Cada pessoa tem seu ritmo, seus limites, que devem ser respeitados, sempre.

A pandemia mudou outra realidade nas famílias: a educação, agora realizada à distância. As escolas e faculdades se adaptaram com atividades e aulas on-line, e os alunos precisam de responsabilidade para realizar tudo o que é proposto. O estabelecimento de rotinas colabora para um bom rendimento dos estudos via internet. É importante definir horário para estudo, lazer e demais atividades da casa, com equilíbrio e responsabilidade.

Confiança

Precisamos nos adaptar às mudanças no cotidiano: sem abraços, com distanciamento e acenos; sem rodas de conversa, substituídas pelas vídeo-chamadas.  A utilização de máscara na rua é essencial, o álcool em gel virou o melhor amigo e somente saímos de casa quando necessário.

As mudanças devem continuar por certo tempo, nossas interações já foram modificadas, e devemos manter a esperança e a confiança: vai passar, dias melhores virão, principalmente se cada um fizer a sua parte.

Caso não se sinta bem, procure a ajuda de um profissional. Poder falar sobre o que tem passado, sem julgamentos, e com um olhar profissional colabora para uma vida mais saudável e equilibrada. Afinal, quando foi a última vez que você conseguiu falar sobre si mesmo?

Psicoterapia on-line

Nesse momento de pandemia, nós, psicólogos, também nos atualizamos. O atendimento on-line era previsto pelo Conselho Federal de Psicologia desde maio de 2018 e, após o início da quarentena, o recurso à modalidade à distância tornou-se mais comum.

O atendimento psicoterapêutico, por meio de tecnologias da informação e da comunicação, é tão efetivo quanto a consulta presencial. Segue as mesmas regras de sigilo do consultório e é alternativa efetiva nesse contexto tão singular.

Na qualidade de ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, a Psicologia aumenta sua contribuição no atual momento, podendo oferecer enorme contribuição para a qualidade de vida e o autoconhecimento.

Assim como a Unimed, a Unipsico Baixada Santista também é uma cooperativa, no caso, de psicólogos. Com mais de 20 anos de história, a Unipsico segue firme na missão de aproximar a Psicologia da sociedade e torná-la mais acessível a todas as pessoas.

 

Thiago Vieira Rodrigues é psicólogo e presidente da Cooperativa de Psicólogos da Baixada Santista (UNIPSICO-BS)

FONTE: AT Revista – 21.06.2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *