Notícias

Amamentação contribuiu no desenvolvimento emocional

aleitamento-materno-agosto-dourado

O mês de agosto traz a campanha Agosto Dourado, de conscientização, promoção e apoio à aleitamento materno. São sabidos os inúmeros benefícios que o leite materno – considerado o alimento padrão outro – têm para a saúde física dos bebês. Mas você sabia que a amamentação também é um grande aliado da saúde emocional das crianças?

Estudos garantem que o aleitamento materno tem papel fundamental no desenvolvimento social e emocional das crianças. Pesquisas demonstram que crianças amamentadas são mais sociáveis e socialmente seguras.

Além do efeito positivo do aleitamento materno sobre a saúde física das crianças, ele também contribuiu no comportamento dos bebês e na sua relação com os pais no início da vida.

Mesmo após a interrupção da amamentação – que é indicada pelo menos até s 24 meses – a influência do aleitamento pode ser percebida no desenvolvimento físico e emocional das crianças.

E os benefícios da amamentação refletem-se também na saúde psicológica da família, tendo benefícios para as mamães, que tendem a ter níveis mais baixos de estresse e maior apego maternal. Ao amamentar, a mãe libera um hormônio chamado prolactina, atribuído sensação de bem-estar e conforto ao recém-nascido.

O que podemos fazer?

Para que a mamãe possa desempenhar esse importante, porém exaustivo papel, é preciso uma rede de apoio que proporcione a recém-mamãe apoio psicológico, emocional e também físico. Por isso, toda a família tem papel fundamental neste processo e pode auxiliar a mulher para que ela esteja física e emocionalmente preparada e disponível para viver este momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *