Toda criança é um ser em formação! E quando eu digo formação eu me refiro a todos os tipos possíveis de formação: neurológica, educacional, comportamental, espiritual e por aí vai.
Tendo isso como verdade, temos um ponto importante para falar: a Birra!
Por que as crianças fazem BIRRA?
Quando algo não agrada, as crianças costumam chorar, gritar e por vezes até agredir o outro. Isso acontece porque parte do cérebro está em formação, fazendo com que a criança não tenha maturidade o suficiente para lidar com frustrações.
Isso não quer dizer que você deve ceder a birra, mas ensinar para o seu filho que esse é um comportamento que não vai ajudá-lo a conseguir o que deseja.
Seguem algumas dicas para ajudar seu pequeno na hora da birra:
- Não se descontrole! Não precisa bater, gritar ou ignorar. Você precisa ajudá-lo a enfrentar esse momento de forma firme e ensinando que o choro não vai ter sucesso;
- Se necessário, abrace a criança de forma gentil e segurando suas mãos para trás, isso evita que ela se machuque ou machuque alguém;
- Os filhos têm medo de perder o amor dos pais. Por isso, diga que o ama, mas que não vai permitir que ele continue com esse comportamento;
- Fale com o seu filho de modo a ficar da altura dele. Olhe nos olhos e explique que entende o que ele sente, dê nome ao sentimento (ex: eu entendo que você está chateado, mas …)
Lembre-se que bater na criança e/ou utilizar palavras agressivas nunca ajudarão a situação. Muito pelo contrário, isso fará com que a criança entenda que em momento de descontrole ela pode se valer de agressividade.
O adulto é o espelho da criança, ela o observa atentamente em busca de padrões para que ela possa ampliar seu próprio repertório. Sendo assim, busque ser firme, porém amoroso em momentos difíceis. Ensine o que é certo fazendo coisas certas e no final, tudo acabará bem.
Dra. Gabriela Orcelli dos Reis
Psicóloga cooperada
CRP 06/145473