Artigos

E se eu errar?

De uns tempos pra cá o mundo virou perfeito, ninguém erra, tudo sai conforme o planejado… Bom, ao menos é o que parece! Mas uma coisa eu garanto, é só o que parece!

Por traz de muitas perfeições, há lágrimas, erros, frustrações, tentativas atrás de tentativas. Mas as pessoas não falam sobre as tentativas frustradas, porque isso não dá “like”, as pessoas postam os resultados do suor, mostram apenas a parte glamorosa.

Bom, até aí, tudo bem!

O problema começa quando as outras pessoas não tentam algo novo por medo de fracassar, por medo do julgamento (e do autojulgamento). “Não posso errar, porque fulano conseguiu de primeira”, “Não vou nem tentar, porque já sei que não vou conseguir”.

A desistência é o primeiro passo para o fracasso. Se não nos mostrarmos ao mundo, não vamos aprender, não vamos evoluir.

O medo em si é um sentimento essencial para a manutenção da vida, faz parte do instinto de sobrevivência. É ele que nos faz prestar atenção quando andamos por um local isolado à noite, é ele que nos impede de interagir com animais venenosos ou ferozes, etc. Dentre tantas outras coisas, o medo nos mantém vivo.

Então, o problema não é o medo, mas o medo criado de situações reais ou não.

Por exemplo: algumas pessoas possuem medo de andar de avião, mas não necessariamente por já terem sofrido um acidente em uma aeronave, mas sim pelo bloqueio causado previamente.

Seja pela altura, seja por não estar no controle da situação ou simplesmente por desconhecer o funcionamento desse meio de transporte, enfim, existem vários motivos para esse medo existir. No entanto, não podemos deixar que o medo de avião limite ou impeça a pessoa de fazer uma viagem para um lugar distante, ou perca uma boa oportunidade de emprego por precisar viajar constantemente. Nessas horas eu costumo dizer: “vai com medo mesmo”.

Precisamos desafiar esses bloqueios, principalmente quando eles nos impendem de crescer, de evoluir.

A psicoterapia tem um papel fundamental no esclarecimento dos medos. Ela ajuda a trazer à luz os motivos que nos fizeram paralisar e nos dá alternativas para superarmos esses empecilhos mentais.

E você? Tem medo de quê?

Não deixe que o medo de hoje impeça o crescimento de amanhã!

 

Dra. Gabriela Orcelli dos Reis

CRP 06/145473

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *