Artigos

O papel da psicologia no tratamento de câncer

Tão importante quanto o tratamento médico, o suporte psicológico é parte fundamental do tratamento aos pacientes oncológicos. E o acompanhamento psicológico, tanto dos pacientes com câncer quanto de seus familiares, já faz parte do tratamento multidisciplinar em boa parte dos centros oncológicos.

Neste sentido, a psico-oncologia – área da psicologia destinada ao atendimento de pacientes e familiares de pacientes com câncer – tem sido praticada no Brasil desde a década de 90.

O câncer é ainda para muitos considerado um assunto tabu e, ao receber o diagnóstico, o paciente costuma necessitar de suporte psicológico especializado. Isso porque, o câncer é tido muitas vezes como uma “sentença de morte”.

Ressignificar a doença, acolher e entender os processos naturais de negação, aceitação e enfrentamento de todos os aspectos negativos que vão surgir junto ao tratamento. Esse são apenas alguns exemplos do que a psico-oncologia pode contribuir com os tratamentos oncológicos.

Por isso, a psicoterapia – seja para pacientes ou mesmo para familiares – deve fazer parte de todo o processo de tratamento das doenças oncológicas.

Você sabia?

Desde 1998, a portaria n°3535 do Ministério da Saúde garante aos pacientes em tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde o atendimento multidisciplinar com a presença obrigatória de um psicólogo compondo a equipe de tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *